sexta-feira, 26 de março de 2010

Panorama II



Dessa vez ainda foi difícil mexer com o programa. Tentei melhorar as linhas entre as fotos para que elas não ficassem tão rígidas. Adicionei no panorama um desenho que fiz. É uma árvore que tem na frente da loja vivaz que, em determinada época do ano, fica florida e cobre tanto a sua copa quanto a calçada de flores rosa.Fica muito bonito mas ,como agora nao está florido, resolvi representá-la por meio do desenho.
Antes eu tinha tentado postar o panorama em forma de vídeo. Acabou que o filme nao carregou, mas no blog apareceu o título (Panorama II).

quinta-feira, 25 de março de 2010

sexta-feira, 19 de março de 2010

Panorama


Nessa atividade eu tive um pouco de dificuldade com o programa. O meu problema é que a versão do stitcher que eu baixei em casa é diferente da versão da escola. Ontem eu nao consegui baixar nenhuma das versões, então tive que fazer tudo hoje.
Eu escolhi a esquina da rua Antônio Aleixo com Marília de Dirceu. Esse lugar traz uma sensação de tranquilidade, por causa das árvores que se encontram formando um túnel. Mas, na verdade,é um local muito movimentado e barulhento. O antiquário ( a casa verde) tem importância para mim porque o cheiro dos móveis antigos me lembram da infância e da minha avó já falecida. Retratei também a loja vivaz, não porque tem muita importância, mas porque me chama a atenção. Isso porque eu tenho uma amiga que é modelo e que uma vez apareceu no outdoor da loja. Por essa razão, sempre que eu passo por lá eu olho para ver se tem outra foto dela. Coloquei também, em zoom, a placa da Koneteria, um restaurante que eu sempre vou e adoro.
Fiz as minhas perguntas para a gerente da vivaz. Ela não passa muito tempo fora da loja, então o que mais chama a atençao dela está dentro da vivaz. Ela disse que gosta muito do lustre, porque ele é grande e brilha bastante, o que faz o ambiente ficar mais refinado. Também lhe agrada a passarela de madeira que destoa e contrasta com o resto do piso da loja. Para ela, o grande defeito da loja é a porta ( que nao foi representada no panorama), porque é de vidro e fica destrancada, trazendo falta de segurança para as vendedoras e também para as clientes.

Retrato de Iara Maia 2


Esse novo retrato ficou bem diferente do primeiro. Após as críticas dos professores durante uma das aulas eu pude aprender a criticar meu proprio trabalho. No primeiro foram trabalhadas inúmeras características da Iara, o que acarretou num retrato "poluído" visualmente. Além disso, o contraste me pareceu um tanto forçado, e havia total simetria na foto. Neste segundo tentei desfazer esses defeitos, a partir de uma nova idéia. Trabalhei, no plano de fundo, a parede do quarto da colega. Coloquei uma imagem de verduras e consegui fazer com que ela ficasse transposta na parede. Depois, recortei uma boca ( que, como disse anteriormente, é a parte do corpo marcante na Iara) e a intençao era deixa-la num contraste maior com o fundo, trazendo a sensaçao de proximidade. Coloquei essa boca junto a um sanduíche natural, pois a Iara é vegetariana, como exlicado no primeiro trabalho.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Conceitos - Aula de Plástica

• Flaneur - vem do verbo francês "flâner", que significa caminhar. Um Flâneur é uma pessoa que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la através de seus sentidos e entender o processo da modernidade, do urbanismo e do cosmopolitismo através do fluxo da cidade. Em termos artísticos, existem diversas escolas arquitetônicas e fotográficas que se denominam Flâneur, já que priorizam a participação daqueles que são afetados pelo desenho da cidade e pelo andamento da mesma.

• Situacionismo - é um movimento europeu de crítica social, cultural e política que reúne poetas, arquitetos, cineastas, artistas plásticos e outros profissionais. O grupo se define como uma "vanguarda artística e política", apoiada em teorias críticas à sociedade de consumo e à cultura mercantilizada. A idéia de "situacionismo", segundo eles, se relaciona à crença de que os indivíduos devem construir as situações de sua vida no cotidiano, cada um explorando seu potencial de modo a romper com a alienação reinante e obter prazer próprio. A utopia maior que norteia o situacionismo é a projeção de uma sociedade comunista próxima aos ideais anarquistas, capaz de ser alcançada pela recusa radical do autoritarismo de Estado e da burocracia. "A nova beleza", dizem eles, "será de SITUAÇÃO, quer dizer, provisória e vivida." A idéia de realizar intervenções no ambiente, cara aos situacionistas, já está posta. Práticas como a "deriva", a "psicogeografia" e o "desvio" defendem as perambulações ao acaso pela cidade e estimulam as reinterpretações do espaço com base na experiência vivida

• Deriva - As grandes cidades são favoráveis à distração que chamamos de deriva. A deriva é uma técnica de andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário.

• Parkour - é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. No fundo o parkour é encarado tanto como arte, esporte, ou filosofia de vida, sendo não só uma forma de movimentação, mas também uma maneira de encarar os desafios do cotidiano, visto que o parkour nos ensina a pensar rápido, e a vencer obstáculos.

• Flash Mob - Em inglês, Flash Mob é a abreviação de “flash mobilization”, que significa mobilização rápida, relâmpago. Trata-se de uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar uma ação previamente organizada. Para efeitos de impacto, a dispersão geralmente é feita com a mesma instantaneidade.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Retrato de Iara Maia - Explicação

Ao conversar com a Iara percebi várias coisas que temos em comum como, por exemplo, o gosto pela dança de salão, pelo pôr-do-sol e até mesmo pelo time de futebol. Também temos em comum o fato de gostarmos de crianças e de idosos. Então vi que a minha personalidade influenciou muito no retrato que fiz.
A Iara contou que aprecia muito a escritora Clarice Lispector. Por isso, no retrato há uma foto dela e um trecho que ela escreveu, e que a Iara escolheu.
A salada, na parte inferior da foto, representa o fato de a Iara ser vegetariana. No trabalho há também a foto de uma boca. Isso porque, antes mesmo de conhecer minha dupla, o que achei marcante na aparência dela foi a boca.